Canais de atendimento: qual é o melhor para o seu público?
19/04/2022
Todo relacionamento começa com uma boa conversa e no mundo do empreendedorismo não é diferente. Para a marca que deseja aumentar as taxas de retenção, de vendas e atrair novos clientes, é importante investir no relacionamento.
Falhas no relacionamento com clientes são ainda comuns e podem causar danos à sua empresa. Se a experiência do consumidor for ruim, as chances de ele tornar um detrator da sua marca é grande. No entanto, quando você investe e proporciona uma experiência incrível, além das suas taxas aumentarem de forma positiva, você também estará conquistando alguns promotores para a sua marca, impactando na visão dos outros sobre a sua empresa, o seu negócio.
Para isso, um dos elementos mais importantes são os canais de comunicação, escolher o ideal pode agregar valor à marca, contribuindo para o alcance de mais clientes e o número de vendas. Mas, se você não sabe como escolher os canais, separamos dicas importantes que vão te ajudar, confira!
1 – O cliente deve ser o centro de tudo
Para escolher os canais, você deve conhecer os seus consumidores. É importante entender o perfil do cliente, saber quais são suas necessidades, preferências, a linguagem e os canais que ele está acostumado a utilizar.
2 – Esteja onde o cliente está
Não adianta você montar um excelente fluxo de atendimento por e-mail, se o seu cliente não utiliza esse tipo de canal. A geração millenials, por exemplo, poderá ser impactada através do chat do Facebook ou WhatsApp e não pelo e-mail.
3 – Se o cliente é multicanal, a sua marca também deverá ser
Apostar em um único canal não é indicado. O seu perfil poderá ficar vulnerável a instabilidades do canal e correndo o risco de perder o único meio de comunicação. Conheça o seu público, entenda quais os outros canais que eles estão utilizando, seja multicanal.
4 – Saiba o seu objetivo
A comunicação tem vários objetivos, seja transmitir um aviso geral, como promoções ou informações. Sendo possível, nesse caso, utilizar e-mail e SMS.
Mensagens com objetivo de interação, como pesquisas de satisfação, é indicado investir em canais como chat online e WhatsApp.
Gostou? Lembre-se que antes de decidir os canais, experimente. Faça testes de envio de mensagens e analise o retorno dos clientes. Sempre que surgir um novo canal, faça um experimento.
E nunca deixe de investir no relacionamento com os clientes, essa é a melhor forma de se destacar no mercado.
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